Topo

Engenharia

  1. Engenharia
  2. Engenharia Mecânica
  3. Engenharia de Sistemas
  4. Engenharia de Segurança
  5. Trabalhos Acadêmicos

1. Engenharia


Engenharia

A engenharia é a ciência e a profissão de adquirir e de aplicar os conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades, tais como materiais, estruturas, máquinas, aparelhos, sistemas ou processos, que realizem uma determinada função ou objetivo. Nos processos de criação, aperfeiçoamento e implementação, a engenharia conjuga os vários conhecimentos especializados no sentido de viabilizar as utilidades, tendo em conta a sociedade, a técnica, a economia e o meio ambiente. A engenharia é uma ciência bastante abrangente que engloba uma série de ramos mais especializados, cada qual com uma ênfase mais específica em determinados campos de aplicação e em determinados tipos de tecnologia.

Voltar ao topo


2. Engenharia Mecânica


A engenharia mecânica é a aplicação de matemática e ciências básicas, principalmente física, no projeto, construção, análise, manutenção e operação de sistemas mecânicos. Sistemas mecânicos são constituidos por elementos físicos, construídos pelo homem ou presentes na natureza.

Voltar ao topo


3. Engenharia de Sistemas


Engenharia de sistemas é um campo interdisciplinar da engenharia que foca no desenvolvimento e organização de sistemas artificiais complexos. A engenharia de sistemas integra outros grupos de disciplinas. Uma definição de Engenharia de Sistemas provém do INCOSE (International Council of Systems Engineering) e conceitua que "a Engenharia de Sistemas é uma abordagem interdisciplinar que torna possível a concretização de 'Sistemas' de elevada complexidade. O seu foco encontra-se em definir, de maneira precoce no ciclo de desenvolvimento de um sistema, as necessidades do usuário, bem como as funcionalidades requeridas, realizando a documentação sistemática dos requisitos, e abordando a síntese de projeto e a etapa de validação de forma a considerar o problema completo".

Problemas relacionados com logística, coordenação de diferentes equipes ou o controle de máquinas e equipamentos tornam-se mais complexos à medida que se lida com projetos de grande dimensão. A engenharia de sistemas introduz métodos e ferramentas que facilitam o trabalho nesse tipo de projetos e funde diversas disciplinas de foro técnico e não-técnico como engenharia de controle e gestão de projetos, por exemplo.

Fonte: Wikipedia

Voltar ao topo


4. Engenharia de Segurança


O engenheiro de segurança ou engenheiro de segurança do trabalho, é todo engenheiro, arquiteto ou agrônomo, que possui curso de especialização em engenharia de segurança do trabalho.

O engenheiro de segurança atua na gestão de segurança e saúde ocupacionais, em médias e grandes empresas dos mais diversos segmentos, visando reduzir as perdas e danos (lesões humanas, danos materiais a máquinas, equipamentos, instalações e ao meio ambiente).

No Brasil, a profissão é regulamentada pela lei 7.410, de 27 de novembro de 1985 que dispôs sobre a especialização, em nível de pós-graduação, de engenheiros e arquitetos em engenharia de segurança do trabalho.

Fonte: Wikipedia.

Voltar ao topo


5. Trabalhos Acadêmicos


Trabalhos disponíveis clicando aqui.

Voltar ao topo